Saúde
Frente Estadual em Defesa da Santa Casa se reúne para primeiras decisões
Próximo encontro ficou marcado para o dia 27 de junho
A Frente Estadual em Defesa da Santa Casa do Rio Grande, que vem sendo construída há cerca de 30 dias, teve seu primeiro encontro na manhã desta segunda-feira (6), no auditório do próprio complexo, em Rio Grande. Estiveram reunidos o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), o Sindicato Médico do Rio Grande (Simerg), a presidência do hospital e as demais instituições que compõem o grupo. O objetivo era o de iniciar os trabalhos de manutenção e fortalecimento da Santa Casa.
Nesse primeiro encontro foram retomados os objetivos e definido o formato de trabalho do grupo, além de viabilizado um alinhamento de informações sobre o atual cenário econômico da Santa Casa e estratégias já em curso para o enfrentamento desse contexto. "Debatemos questões mais estruturais do plano de ação que pretendemos construir e apresentar aos órgãos de saúde", resumiu o diretor geral do Simers, Fernando Uberti.
A definição do grupo foi que, até o dia 20 deste mês, cada instituição que compõe a Frente irá apresentar um documento com o que pode fazer e também suas sugestões para a proposta de plano de ação. Entre os dias 20 e 27 o Simers irá integrar as propostas recebidas e no dia 27 de junho haverá a segunda reunião, com o objetivo de começar a colocar no papel o plano de ação. "Nossa expectativa é que, ao longo de julho, no máximo início de agosto, a gente tenha esse plano de ação pronto, que o objetivo será dar sustentabilidade emergencial à Santa Casa", completa Uberti.
Também ficou definida uma maior unificação no posicionamento público das entidades e instituições componentes da Frente, com propósito de mostrar para a sociedade, lideranças e gestores a importância da Santa Casa e o seu impacto na assistência e no ensino ao Rio Grande do Sul. A segunda reunião está agendada para o dia 27, às 9h, no salão nobre do hospital.
O superintendente da Santa Casa, César Paim, classifica a iniciativa como importante perante a situação financeira delicada do hospital. "Acreditamos que será de grande valia. Dado o tamanho da crise, todo esforço é de grande significado. Precisamos caminhar juntos para recuperação da nossa Santa Casa", diz. O prefeito Fábio Branco (MDB) também esteve presente no momento e avaliou a reunião como produtiva, pois acredita que a união desses envolvidos irá colaborar com a recuperação estrutural do complexo. "A prefeitura não vai medir esforços, seja na recuperação da Santa Casa ou na colaboração deste grupo, que vem ajudar no que necessitamos, que é fazer a Santa Casa ser referência novamente em todas as áreas da saúde. Afinal, o hospital atende mais de 23 municípios", aponta.
Composição e objetivos
A Frente, uma iniciativa conjunta do Simers e do Simerg, tem como principais objetivos promover maior aproximação interinstitucional entre diversas entidades com peso local, regional e estadual no cenário representativo, político, acadêmico e empresarial, tornando claras as possibilidades de contribuição pela manutenção e fortalecimento da Santa Casa. A meta é viabilizar um posicionamento público coeso de sensibilização da sociedade e gestores sobre a importância do hospital e construir, em conjunto com a direção, um plano de ação para sustentabilidade emergencial e estrutural da instituição
A Frente é composta pelo Simers, Simerg, direção da Santa Casa, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Furg, prefeitura e Câmara de Vereadores do município, Assembleia Legislativa, 6º GAC do Exército, Secretaria Estadual de Saúde (SES), Câmara de Comércio de Rio Grande, Empresa Portos RS/Superintendência dos Portos do RS, OAB Subseção Rio Grande e Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário